AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

      Neste artigo, vamos explorar a autenticação de dois fatores (2FA), entender o que é, como funciona e quais são os benefícios de adotar essa importante camada de segurança. A autenticação de dois fatores acrescenta uma etapa extra no processo de login, garantindo que apenas o usuário autorizado tenha acesso. Além de discutirmos as vantagens dessa ferramenta, mostraremos como implementar a autenticação de dois fatores no Bitwarden, um gerenciador de senhas que simplifica o processo de autenticação ao mesmo tempo em que fortalece a segurança dos dados.

2FA

      A autenticação de dois fatores (2FA) é um método de segurança que adiciona uma camada extra de proteção ao processo de login. Além de solicitar a senha do usuário, o 2FA exige uma segunda forma de verificação, como um código temporário enviado ao celular, uma notificação em aplicativo, ou até biometria. Isso dificulta o acesso de invasores, pois, mesmo que obtenham a senha, ainda precisam dessa segunda prova de identidade para entrar, tornando as contas muito mais seguras. Entre os diversos métodos de autenticação de dois fatores, podemos destacar:
  1. SMS: Um código único é enviado por mensagem de texto para o celular do usuário, que deve inseri-lo no login para confirmar sua identidade.
  2. Aplicativo autenticador: Aplicativos como Google Authenticator, Authy ou Microsoft Authenticator geram códigos temporários que o usuário insere para acessar sua conta.
  3. E-mail: O sistema envia um código ou link temporário para o e-mail do usuário, exigindo que ele confirme sua identidade a partir dessa mensagem.
  4. Token físico: Dispositivos físicos, como o YubiKey, geram códigos ou são conectados diretamente ao computador para validar o login.
  5. Biometria: Alguns sistemas usam identificação biométrica (impressão digital, reconhecimento facial, ou leitura de íris) como um segundo fator, permitindo o acesso apenas após essa confirmação.

AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES NO BITWARDEN

      Além de armazenar senhas, o Bitwarden também pode ser utilizado como um autenticador, semelhante ao Google Authenticator, Authy ou Microsoft Authenticator, gerando códigos temporários de verificação para autenticação de dois fatores. Essa funcionalidade, combinada com a extensão de navegador, oferece uma praticidade significativa ao usuário, pois permite obter o código temporário diretamente no navegador, sem a necessidade de pegar o celular, abrir um aplicativo autenticador e buscar o código. Abaixo, veremos como você pode acessar esse código diretamente pelo Bitwarden.

      Antes de tudo é necessário configurar o 2FA no Bitwarden, para isso basta adicionar o código de configuração junto com a senha no seguinte campo:


      Com o código adicionado nesse campo, será possível copiar o código temporário a qualquer momento através do Bitwarden pelo seguinte ícone:


      É possível observar que ele tem um cronômetro que, funciona exatamente igual aos aplicativos autenticadores, gerando um novo código a cada 30 segundos. É possível também copiar o código pela extensão do navegador, através do seguinte ícone:
 

      Além do Bitwarden trazer praticidade em relação as senhas, ele também oferece essa ferramenta que traz mais segurança para as nossas contas. Esse é um recurso extremamente recomendável para qualquer um que for utilizar essa ferramenta. Em casos de dúvidas estamos aqui para ajudar!

Atenciosamente,



    • Related Articles

    • Criação de VPN OpenSource

      Nesse tutorial vamos ensinar como instalar e configurar um servidor OpenVPN no PfSense. Depois de mostrar a instalação e configuração do OpenVPN no PfSense, vamos mostrar como instalar o cliente e como criar um cenário de testes virtualizado. O ...
    • Deletar disco de recuperação

      Abras o CMD em modo administrador: diskpart list disk select disk (numero do disco) list partition select partition (numero da partição) delete partiion override OBS: Importente, esses comandos irão remover a partição selecionada, sem possibilidade ...
    • Comandos para realizar consulta de DNS

      No prompt utilize esses comandos para reallizar consulta de DNS: Consultas de TIPO A: Consultar uma entrada de DNS tipo A para seu DNS já configurado na máquina: # host -t a www.globo.com Consultar uma entrada de DNS tipo A para um servidor de DNS ...
    • EXTENSÃO DO NAVEGADOR

      Neste artigo, apresentaremos as principais funcionalidades do Bitwarden disponíveis em sua extensão para navegadores, compatível com os principais navegadores da atualidade. De modo geral, a extensão oferece uma experiência semelhante à do programa ...
    • COFRES E PASTAS

      Nesse artigo falaremos sobre dois recursos essenciais no Bitwarden, Cofres e Pastas, usados para organizar e gerenciar eficientemente suas informações sensíveis, como senhas, notas e dados pessoais, abaixo detalharemos como cada um funciona: 1. ...